domingo, 10 de maio de 2009

Aula do dia 05/05/2009



Hoje em aula, continuamos a consideração do último texto (Processos iniciais de Leitura e escrita). O texto mostra que a leitura rápida não é tão didática como a leitura lenta, pois essa há a possibilidade da exploração de alguns aspectos como a correspondência das letras e sons, como as palavras são escritas etc. A leitura lenta de um texto fixado no quadro negro tem como objetivo estabelecer a percepção da correspondência entre a fala e a escrita, mesmo quando a escrita não corresponde exatamente a fala. Segundo Marlene Carvalho:

“A leitura feita em voz alta pela professora é essencial para criar o entendimento, facilitar as trocas entre os alunos e provocar reflexões. A professora que lê para a turma “acorda” as histórias que dormem nos livros. Os alunos recontam essas histórias, aprendendo a perceber as diferenças entre a língua falada e escrita. (...) Mas as crianças, (...) não devem ficar limitadas às narrativas literárias. Pela voz da professora, podem entrar em contato com notícias de jornal, cartas, documentos, anúncios, enfim, os diversos tipos de impressos que circulam no meio e que vivem.” (Guia Prático do Alfabetizador, 2005 – pág.16)

Na alfabetização, também é importante estimular a produção de textos, orais e escritos. Isso pode ser feito criando um momento onde as crianças devem contar histórias de fatos que ocorrem no cotidiano. O professor pode incentivar as crianças a contarem uma história com os temas, por exemplo, brincadeiras que gostam ou animais de estimação. A partir da contação, o professor pode produzir a fala da criança no quadro negro de forma escrita. Isso demonstrará que é interessante escrever e ler os fatos que acontecem conosco no dia-dia.

O texto também nos mostra que quando ensinamos a leitura às crianças, devemos priorizar o aprendizado do nome próprio, pois o nome é nossa identidade. O trabalho com os nomes possibilita a criação de inúmeras atividades. E proporciona, por exemplo, o aprendizado da relação entre letras e sons.

Na aula passada o professor propôs uma atividade de grupo, que era a discussão e criação de atividades que poderíamos trabalhar alguns pontos do texto. Isso foi realizado em aula. Mas não me senti a vontade para escrever as atividades. Na aula de hoje, o professor deu uma nova explicação e agora entendi. Então segue algumas sugestões de atividades:

A relação do tamanho da palavra com o nome que ela representa. Não há relação entre o tamanho da palavra e do objeto que representa.

Apresente aos alunos pares de palavras e peça-lhes que adivinhem onde está escrito cada uma das palavras do par. Exemplo de exercício na lousa:

-Aqui estão escritas as palavras vaca e formiga. Qual delas é formiga?

Formiga Vaca

Repita o exercício com outros pares de palavras: borboleta e leão, mar e piscina etc. Deixe os alunos discutirem e adivinharem à sua maneira, muitos vão se levar pela falsa impressão de que as palavras mais longas representam objetos maiores. Depois de ouvir, ensine-os. Conte quantas sílabas e letras têm cada palavra e conclua a palavra formiga tem sete letras, é maior que a palavra vaca que tem apenas quatro.

Fonte: Guia prático do alfabetizador, 2005 – Marlene Carvalho (pág.30)

A língua escrita pode ser lida

Apresente aos alunos o que é um convite, para que serve e quando o utilizamos. Crie um convite com as crianças convidando uma outra turma da escola para ouvir a contação de uma história juntamente com eles em um espaço especial da escola. Escreva-o em uma folha de papel e peça para uma criança entregar na outra turma.

Fonte: Essa atividade eu observei em um estágio no Jardim II.

As imagens, desenhos e figuras também podem ser lidos.

Brincar de “cartas enigmáticas”, um texto que mistura palavras e desenhos. O aluno deve dizer as palavras sugeridas pelos desenhos e a professora as escreve abaixo do desenho e no fim lê todo o texto para os alunos.

Fonte: Guia prático do alfabetizador, 2005 – Marlene Carvalho

Hoje também fizemos uma visita ao laboratório de informática, onde o professor nos mostrou alguns recursos disponíveis no blog. Tiramos muitas dúvidas e agora poderemos investir mais. Pelo menos tentarei apesar da limitação da internet discada.

Até mais!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário