sábado, 9 de maio de 2009

Aula do dia 14/04/2009


Hoje o professor Ivanildo Amaro de Araújo apresentou sua avaliação e para isso trabalhou o texto “Construindo o portifólio eletrônico” tendo como autor o próprio. O texto tem como objetivo instalar o debate sobre a avaliação formativa e orientar os graduandos do curso de Pedagogia na construção e elaboração de seus portifólios eletrônicos.

O texto foi muito bem redigido e é bastante esclarecedor. Primeiramente, explana o que é avaliação formativa e depois apresenta o portifólio como procedimento inerente à avaliação formativa.

Acredito que o professor tenha redigido esse texto para facilitar a compreensão dos alunos para essa modalidade avaliativa. Mas por ser uma prática inovadora, isso não aconteceu de imediato. Os alunos em geral ficaram muito preocupados e apreensivos com essa avaliação. E, em minha opinião, o texto assustou ainda mais. Pois a primeira impressão quando vi um texto de doze laudas para apresentar a avaliação da disciplina, foi que seria algo muito difícil e me desesperei visto estar no último período e com muitas tarefas incluindo estágios e monografia. A estranheza não durou muito tempo. Com o prosseguimento da leitura do texto, ficou claro que ali se encontrava tudo que precisávamos para entender esta avaliação. Até mesmo o passo a passo de construir o portifólio. E que esse seria construído em parceria com o professor, pois o mesmo se deixou disponível para qualquer auxílio.

Vejo essa estranheza como algo completamente normal, pois como já mencionado essa é uma experiência inovadora que foge completamente do cotidiano e de todo processo avaliativo que vivenciamos até em tão na graduação. Mas é algo que a turma enfrentará com muita determinação e vontade.

Um comentário:

  1. Luciana, excelentes impressões sobre o texto e sobre a proposta! Que maravilha que aceitou o desafio de construirmos algo realmente novo em termos de formação de professores! Creio que os percalços iniciais foram superados. Agora, como todo processo inovador, enfrentaremos problemas novos, mas sempre com firmeza de propósito: materializarmos uma avaliação formativa!

    ResponderExcluir