domingo, 26 de julho de 2009

Avaliação Final do Processo de Construção e Elaboração do Portfólio

Lembro do início da construção desse portifólio como se fosse hoje e tenho certeza que é algo que me marcou e irei recordar por toda minha vida. Foi de fato uma inovação muito grandiosa, nunca tinha construído um blog e vivenciado uma avaliação contínua de verdade. Por esse motivo a impressão inicial foi que isso seria impossível e que não conseguiria. Porém os percalços iniciais foram sendo superados gradativamente. O desafio foi encarado e aqui hoje vejo com muito orgulho a materialização desse.

Avaliação formativa isso sim foi muito discutido e valorizado em nossa formação. Mas, até esse período, tinha ficado restrito a falas de teóricos e dos docentes. Que bom ter tido ainda a oportunidade de vivenciar práticas dessa avaliação em minha formação. Dessa forma poderei concretizá-la mais facilmente em minha atuação quando professora.

“A avaliação formativa é o suporte para as aprendizagens dos alunos.” Assim esse tipo de avaliação não só serve para demonstrar o que o aluno aprendeu ou não, como também serve para favorecer o desenvolvimento e aprendizagem. Isso foi o que realmente aconteceu nesse período. A aprendizagem foi favorecida quando tínhamos que sintetizar nossos conhecimentos, assim a aula não terminava na faculdade, ela continuava quando sentávamos a frente do computador para redigir e escrever o que tínhamos realmente entendido. Isso serviu como uma organização de toda aprendizagem, nenhum conhecimento ficou “solto” ou “perdido”, tudo organizávamos quando elaborávamos nossa síntese. Nesse momento lembrávamos das falas do professor, de nossos colegas, de outros textos e de nossas experiências. Isso potencializou de forma impressionante nossa aprendizagem.

Olhando meu portifólio, agora completo, vejo evidentes meus esforços, progressos e desempenhos. Fica bem característico como uma construção processual. A consagração dos objetivos gerais e descritores vieram sendo desenvolvidos progressivamente. No início não sabia colocar vídeos, depois da primeira socialização aprendi a utilizar essa ferramenta, e isso favoreceu significativamente minhas sínteses, pois podia exemplificar mais facilmente. Cheguei a conseguir até mesmo gravar um vídeo pessoal e postar em meu blog. Isso foi muito interessante. A construção desse blog motivou essas coisas, a vontade de fazer mais. Assim quis até mesmo fazer uma pesquisa com crianças para verificar a teoria na prática e compartilhar isso com os demais (vide vídeos e fotos).

Hoje considero ter cumprido todos os objetivos e descritores. Na primeira socialização pontuei como necessidade de melhora o descritor de número oito que se refere a utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.). Mas esse foi contemplado com sucesso.

Agradeço ao Prof.Dr. Ivanildo Amaro de Araújo (www.taelp.blogspot.com) pela perseverança em concretizar essa avaliação e nos proporcionar uma aprendizagem ímpar. Precisamos de profissionais assim que lutam por seus ideais e para fazer a diferença. Professor Ivan, muito obrigada!!!!



Um comentário:

  1. Luciana, seu portfólio foi ganhando forma desde as primeiras postagens. Sua disciplina, seu compromisso em realizar as leituras e retratar sua compreensão e sua perserverança fizeram com que seu desenvolvimento e aprendizagem ficassem evidentes! Para mim, acompanhar suas produções, bem como de outros colegas, me fizeram acreditar que é possível fazermos uma educação e uma avaliação diferentes. Espero ter contribuído para sua formação e para sua prática futura! Eu estou bastante satisfeito, pois eu também aprendi muito com este processo... Parabéns!!

    ResponderExcluir