segunda-feira, 8 de junho de 2009

Aula do dia 02/06/2009

Hoje continuamos a consideração do texto Contextos de Alfabetização na Aula de Ana Teberosky e Núria Ribera. Darei sequência ao registro do meu entendimento. Os tópicos que seguiram foram:
* De observar ações dos adultos: As autoras destacam a importância para as crianças da observação das ações dos adultos para aprendizagem de determinada ação. O adulto leitor e escritor demonstra as ações de ler e escrever. Porém para que uma leitura cumpra seus objetivos pedagógicos deve ocorrer de forma dialógica, as crianças devem participar. Assim ao contar uma história ou um conto para crianças é importante, por exemplo, explorar as ilustrações, perguntando o que estão vendo, o que acham que vai acontecer ou está acontecendo etc. As crianças em processo de alfabetização não confundem desenho com escrita, mas quando ambos estão juntos identificam uma certa relação entre eles. Um bom exemplo disso é um vídeo postado pelo professor em seu blog (http://www.taelp.blogspot.com/) .Nesse vídeo mostra que embora a criança ainda não decodifique as palavras, ela associa a imagem a figura e diz que o que está escrito embaixo da gravura do leão, por exemplo, é o nome do leão.
* De escutar a leitura em voz alta: Como já mencionado no tópico anterior, é de suma importância que as crianças ouçam leituras feitas pelos adultos. E nesse tópico as autoras apresentam resultados de pesquisas que mostram que a leitura é uma contribuição essencial para o aumento do vocabulário. Numa leitura é usado muito mais palavras que em uma conversação ou em um programa de tv. Uma criança que tem um contato mais frequente com um vocabulário mais extenso terá mais facilidade para compreensão de textos.
* De escrever em "voz alta", ditando ao professor: Antes das crianças saberem escrever, elas são capazes de produzir textos. Porém, para que esse seja registrado necessita da ajuda de um adulto como escriba. E isso deve ser estimulado. Como já dito anteriormente em outra postagem, uma ótima atividade para esse incentivo é a elaboração de cartas pelas crianças. Por exemplo: enviar para uma outra turma da escola uma carta elaborada coletivamente pelas crianças e professor com um convite para uma leitura de história com as duas turmas. Isso é muito significativo, pois quando as crianças que enviaram a carta percebem que as crianças da outra turma entenderam a mensagem ali registrada, passam a entender o significado de leitura e escrita.
O professor ao registrar, pode solicitar a participação das crianças em como registrar uma determinada palavra, por exemplo. Como começo a escrita dessa palavra? Com que letra? E assim por diante.
As autoras também lembram que muitas vezes os professores produzem seus próprios textos, geralmente para comunicação com os pais. E isso deve ser compartilhado com as crianças. Nesse ponto o professor nos incentivou enquanto professoras produzir textos para as crianças e ler para elas, dizendo que foi escrito por nós. Assim perceberão que a autoria de textos não está tão distante delas. Também lembrei da importância de escrever o planejamento do dia no quadro e ler para os meninos e as meninas. Eles saberão certinho que atividades realizarão e o que segue o que, mesmo ainda não decodificando as palavras.
* De perguntar e receber respostas: Incentivar as crianças a perguntar, isso ajuda a compreensão do que é lido.
* De suas próprias ações de escrever:
Nesse ponto as autoras consideram duas estratégias. Primeiramente a de escrita em duplas. Pedir para as crianças escreverem determinada palavra ou frase e depois solicitar que um colega analise a escrita do outro, possibilitando um diálogo entre ambos. É demonstrado um exemplo onde ambas as crianças progridem em relação a escrita inicial da palavra.
Outra estratégia é a utilização de um editor de texto, nesse as crianças se sentem muito mais motivadas e pode ser um ótimo recurso pedagógico.
* De produzir textos longos: A produção de textos é importante pois as crianças aprendem a estrutura textual, como: separação entre as palavras, pontuação de frases, espaço em branco inicial indicando parágrafo etc.

Finalizamos o debate desse texto. Foi realmente de muito proveito, devido ser direcionado para pática e estimular a turma a participar contando suas experiências. Essa troca de relatos de experiências é essencial para professores.

Até a próxima!!!!

2 comentários:

  1. Juliana, mais uma vez você está de parabéns!! Sua postagem é completa. Traduz uma síntese do texto lido e discutido,demonstrando, mais uma vez uma leitura atenta e cuidadosa do texto. Além disso, demonstra que está atendendo aos propósitos e aos descritores.

    ResponderExcluir
  2. Luciana, avaliando o seu Portfólio, de modo global, eu gostaria de parabenizá-la pela organização e pelas boas produções.

    Para auxiliá-la no sentido de avançar mais, sugiro uma atenção especial sobre os seguintes propósitos e descritores:

    1.Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;[utilizar mais imagens, fotos, vídeos, etc. Você pode, inclusive, colocar vídeos de de salas de aula e comentá-los. É preciso sempre que as imagens, vídeos, etc sejam comentados e que tenham relação com as reflexões escritas.]

    4.Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;[ Procure apontar de forma mais clara os conhecimentos que está adquirindo e como estes estão impactando em sua formação e em sua prática]

    Em relação aos descritores, observe o seguinte:
    1.Cumprimento dos propósitos gerais [atenção aos propósitos indicados acima]

    6.Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;[pode ampliar, seguindo a direção que já vem tomando nas suas reflexões, inclusive, fazendo uso de outras leituras]

    8.Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.).[REFERE-SE AO PROPÓSITO DE N. 1]

    9.Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas.[ACRESCENTAR REPORTAGENS, IMAGENS, EVENTOS, TEXTOS OUTROS - POEMAS, HISTÓRIAS, NARRAÇÕES, ETC, REFERÊNCIAS TEÓRICAS DE OUTRAS DISCIPLINAS, ETC. AJUDA A MELHORAR ESTE DESCRITOR]

    As observações servem para aperfeiçoar o que já vem desenvolvendo de forma muito competente! Parabéns!
    Abs

    ResponderExcluir