quinta-feira, 4 de junho de 2009

Aula do dia 26/05/2009


Hoje em sala de aula, demos início a leitura e discussão do texto de Ana Teberosky e Núria Ribeiro, Contextos de Alfabetização na Aula. Esse é um texto que desperta muito interesse, pois traz muitas noções práticas. O texto inicia com a exposição da visão tradicional em educação infantil, da orientação construtivista e socioconstrutivista. A visão tradicional é que as crianças entram na educação infantil ignorantes e que essa deve ser uma preparação para o aprender. Já a orientação construtivista e socioconstrutivista reconhecem que a criança chega à escola trazendo conhecimentos prévios adquiridos no contato familiar e social. Sendo que a primeira tem uma visão mais evolutiva e interativa e a segunda uma tendência mais social. As autoras propõem a partir daí apresentar formas de como reconhecer esses fatores e considerar melhores práticas para aprendizagem inicial da leitura e da escrita. É importantíssimo a ação, a observação e a interação com os outros no início desse processo. Isso derruba a visão das cartilhas (tradicional), onde o aluno deveria aprender solitário frente a elas. Assim as autoras consideram diferentes contextos de alfabetização e demonstram que existem muitas atividades que podem ser desenvolvidas, como: manipular e olhar textos diversos como livros, jornais, rótulos de embalagens, outdoors; também escutar a leitura feita por adultos, escrever em voz alta e usar o professor ou um adulto qualquer como escriba, entre outras. Para desenvolver conhecimentos sobre a linguagem escrita em educação infantil as autoras destacam:
* Relação entre ações e objetos: As crianças devem manusear diferentes textos (livros, cartas, jornais, dicionários etc) para que os conheçam enquanto objetos e não necessariamente ler a mensagem escrita. As estruturas dos textos indicam muitas coisas e já dão um entendimento prévio de seu conteúdo. Uma poesia é disposta no papel de uma forma ímpar e pode ser reconhecida como tal só em olhar. Dessa forma também é uma receita culinária, onde encontramos os ingredientes dispostos em lista e a forma de preparo em um texto descritivo. Assim são vários outros gêneros textuais e isso deve ser trabalhado desde a educação infantil.
Interrompemos a leitura e discussão nesse ponto do texto e daremos seguimento na próxima aula.
Até a próxima!!!!

Um comentário:

  1. Excelente síntese! Parabéns! Além disso, seu portfólio segue atualizadíssimo!!

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