Perguntei a minha pequena vizinha se sabia o que era GAVIÃO e ela me respondeu:
-É um pássaro que come os piu-pius.
Após sugeri que escrevesse a palavra gavião, vejamos:
Resultado da escrita das palavras: Leão, cachorro, gato e gavião
Podemos perceber nesses ensaios que minha pequena vizinha ainda está desenvolvendo a leitura.
Quando lê o gibi se preocupa em decifrar os sons das letras e das palavras, mas ainda não obtém sucesso em entender o que decodificou.
Quando solicitada para escrever a palavra gavião, embora soubesse o significado dessa palavra, essa fugia do vocabulário trabalhado na escola, por esse motivo a menina logo me respondeu, eu não sei escrever. Foi necessário então minha intervenção e mostrar as unidades menores da palavra (as sílabas) e a partir daí identificá-las com as palavras de que já domina a escrita (gato). Interessante que de início associou o ga de gavião a gh. Assim percebemos que ela associa a escrita da sílaba com o nome da letra (Princípio Acrofônico: representação dos sons pelas letras).
Gostei de ver hein?! pesquisadora mt bom, gostei desses textos, bom para mim tb. Vc realmente demonstra o quanto ama a sua profissão e o quanto se dedica a ela, se esforça para aprimorar... isso é admirável Lu. Continue assim, irá longe!!
ResponderExcluirBjs!!
Excelentes as suas postagens.!!! Esta relação com a prática é muito importante para constituir-se como uma pesquisadora!! Parabéns!
ResponderExcluirO vídeo ficou muito bacana! Parabéns pelo trabalho!!
ResponderExcluir