segunda-feira, 29 de junho de 2009

Aula do dia 23/06/2009


Hoje infelizmente não pude ir a aula. Mas procurei saber com minhas amigas de classe o que perdi e soube que o professor seguiu a consideração do texto Práticas de Linguagem Oral e Alfabetização Inicial na Escola: Perspectiva Sociolingüística iniciado na semana passada e sugeriu realizarmos uma entrevista a professores partindo das reflexões que desenvolvemos nas últimas aulas. O texto já foi todo contemplado na postagem da aula anterior. Então segue a entrevista:
A entrevistada é uma professora de uma classe de alfabetização do município de Nova Iguaçu. Ela é formada no curso Normal e cursa atualmente Pedagogia pelo CEDERJ.


Para você, o que é alfabetização?

Alfabetização refere-se à aquisição da escrita enquanto aprendizagem de habilidades para leitura, escrita e as chamadas práticas de linguagem.


Para você, quando se inicia esse processo?

A alfabetização informal começa dentro de seu lar e a alfabetização enquanto instrução formal é um processo de escolarização.


Como é sua prática de alfabetização?

Meu método e prática é através da interdisciplinaridade com base no construtivismo. Levo em conta o prévio conhecimento de meus alunos através de observações diárias e aproveito para ampliar esses conhecimentos tornando-o mais claro e preciso. Procuro desenvolver atividades que envolvam projetos, como sobre o meio ambiente, saúde, incentivo à leitura, feiras integradas entre outras, elaborando sempre com sugestões vindas dos alunos, com temas que possa ser aproveitado em seu cotidiano.


Como trabalha com turmas heterogêneas em relação ao processo de ensino-aprendizagem?

Sempre acontece de trabalharmos com turmas heterogêneas, por isso desenvolvemos atividades diversificadas para que esses alunos com maiores dificuldades possam ser incentivados à desenvolver-se, melhorando sua auto-estima e encontrando sentido nas atividades propostas.


Costuma ler para seus alunos? Que tipo de textos? Com quais objetivos?

Procuro incutir em meus alunos não só o habito da leitura, mas o gosto de ler, utilizo com eles os gêneros dramáticos, poéticos e narrativos, sempre com objetivos de se passar uma lição de vida, que os alunos possam transpor a leitura que estejam fazendo para suas vivências cotidianas.


Qual o contexto familiar de seus alunos? Vivem em ambiente estimulador?

Trabalho numa comunidade que é considerado da zona rural de Nova Iguaçu. O contexto familiar de alguns é bem estimulador, onde os pais ou seja a família busca dar os subsídios necessários para aquele aluno, que por sua vez tem uma outra e melhorada visão da leitura de mundo. Por sua vez também existem aqueles pais, digo, família que pouco estimulam seus filhos o que os deixam desmotivados, rebeldes, agressivos, com baixa auto-estima, precisando do ambiente escolar alfabetizador para ter esse processo de ensino-aprendizagem efetuado.

Pela fala da professora podemos dizer que ela reconhece a bagagem de conhecimento que seus alunos trazem para escola, que eles não são tabulas rasas a serem preenchidas. Ela procura partir dos conhecimentos já conquistados para alcançar a ampliação destes. Percebemos também a preocupação com a contextualização da aprendizagem, quando diz que elabora projetos temáticos. Além disso, fica evidente que valoriza a leitura e faz isso por ler diferentes gêneros textuais para seus alunos.


Agradeço muitíssimo a colaboração dessa professora, por ter cedido um pouco de seu tempo para a realização dessa entrevista. Muito obrigada!!!!


Um comentário:

  1. Luciana, muito interessante a entrevista! Esta atividade enriqueceu bastante suas reflexões e seu portfólio!

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